Vida Integral

Para quem ama comer e não abre mão de ser saudável

Alimentos Ricos em Ferro

6 Comentários

ferro

A anemia é uma doença que atormenta muitas pessoas., estima-se que 20% das mulheres, 50% das gestantes e 3% dos homens sofram desta condição. Sintomas como cansaço crônico, tontura, palidez podem ser sinais de alerta.

Para evitar ou auxiliar no tratamento da anemia o ideal é consumir alimentos ricos em ferro. Aqui segue a lista:

  • ostras
  • carnes magras
  • frutos do mar como mexilhões
  • sardinhas, salmão, haddock e atum
  • peru e frango
  • feijão cozido, grão de bico, ervilha, lentilha
  • semente de girassol, gergelim, semente de abóbora
  • brócolis, espinafre
  • damasco, uva passa

Vale a pena lembrar que o ferro de origem animal é mais fácil de ser absorvido e a vitamina C auxilia este processo. Sempre consulte o seu médico!

Autor: Adriana Pessôa

Endocrinologista que se importa com a qualidade de vida de seus pacientes e amigos.

6 pensamentos sobre “Alimentos Ricos em Ferro

  1. Boa tarde Doutora,

    Por falar no “mar” é verdade mesmo que esse salmão consumido aqui no Brasil é de criatório e, portanto, não teria a mesma quantidade de ômega 3 que o salmão pescado em mar??? Eu li que estes seriam de águas profundas e por isso produzem mais gordura ômega 3, enquanto que os salmões criados não.

    Você indica algum pescado nacional que tenha quantidades similares de ômega 3 ao salmão??? Já pesquisei mas não acho essa indicação.

    Mais uma vez obrigado e parabéns pelas matérias.

    • Olá Renato
      Infelizmente você está correto, o salmão encontrado aqui no Brasil não é o mais saudável. Ele é criado em fazendas e não consome os mesmos nutrientes que o salmão selvagem.
      Nos Estados Unidos é possível encontrar o Wild Salmon proveniente do Alaska. Aqui a sardinha é uma opção segura e rica em omega 3. O atum também é, porém ele está contaminado com mercúrio e seu consumo deve ser limitado (ideal uma vez por semana). Espero que tenha esclarecido suas dúvivas.
      Abraço
      Adriana

  2. Liste fanrmidable a noté avec intérêt avec attention. Docteur Adriana c´est de la première. Imad

  3. Bom dia Dra. Esclareceu sim, com certeza. Pois então vamos as sardinhas, abundantes no nosso litoral e com preço acessível ao consumidor. E é uma delícia, assada, cozida, frita… Obrigado.

  4. Adorei as informações !!!!!! Beijos.

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